FIES 2024

O FIES 2024, fundo de Financiamento Estudantil, foi criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de dar suporte a estudantes que possuem baixa renda, a financiarem o curso que desejam realizar em alguma faculdade privada. O FIES 2024 financia a faculdade que o estudante deseja fazer, devendo ele pagar pelo curso apenas quando se formar na mesma. Esse programa é permitido apenas para estudantes de baixa renda.

FIES 2024

FIES 2024

Conheça outros programas de financiamento como:

Inscrição FIES 2024

Se você não sabe como realizar sua inscrição no fies 2024, basta seguir o seguinte passo a passo:

  • primeiramente você deverá acessar o site oficial do fies;
  • você deverá informar todos os dados exigidos pela página, e logo após deverá validar o cadastro através de um e-mail que lhe será enviado;
  • o aluno que tiver sua pré-aprovação, deverá realizar o acesso ao site em 5 dias para efetivamente realizar sua inscrição. Nesse momento, o estudante deverá informar os dados a respeito do financiamento;
  • após o estudante realizar a inscrição, ela terá no máximo 10 dias para validar suas devidas informações na CPSA pertencente a instituição;
  • após ter realizado todo o procedimento anterior, o estudante deverá ir até o banco para contratar o financiamento em até 10 dias.

Novas Regras do FIES

Todos os anos as regras do fies se atualizam, e para 2024 houve algumas atualizações como:

  • os juros que serão aplicados a dívida dos estudantes podem ser de 0%, 3% ou 6,5% ao ano;
  • dependendo do tipo de contrato de cada estudante, o teto máximo referente a renda familiar do estudante subiu de 3 salários mínimos para até 5 salários mínimos.

Tipos de Financiamento

2 tipos de contratos para financiamento:

  • O primeiro é para estudantes que possuam renda familiar de no máximo 3 salários mínimos, agora eles poderão financiar cursos de até R$7 mil mensal, com juros de 0%;
  • O segundo tipo é voltado para estudantes que morem no norte, nordeste ou centro-oeste do Brasil e que possua renda familiar de no máximo 5 salários mínimos, eles irão ter juros de 3%;
  • parcelas não terão valor maior que 10% da renda do estudante;
  • governo disponibiliza 50 % de financiamento referente ao curso;
  • o estudante apenas deverá pagar sua dívida quando arranjar um emprego.

Aditamento FIES 2024

O estudante deve realizar o aditamento do Fies através do SisFIES, onde a CPSA da instituição irá realizar a solicitação referente a renovação do contrato, e dentro de um certo prazo o estudante deverá realizar a confirmação referente aos dados presentes no sistema.

Caso esteja tudo correto, o aluno terá que pegar uma via referente ao DRM na CPSA. Essa via deve estar devidamente assinada pelo presidente responsável pela comissão. Por meio desse documento há a confirmação de que o aluno pode continuar com seus estudos diante da faculdade. Caso haja algo errado na documentação, o estudante deverá corrigir e dar início novamente ao processo.

Veja também como consultar:

Resultado

O resultado para o primeiro semestre será divulgado no dia 5 de março, sendo os dias 6, 7 e 8, os dias em que os estudantes poderão realizar sua inscrição. Já para o segundo semestre, a data para o resultado é no dia 30 de julho, devendo as inscrições serem realizadas até o dia 5 do mês de agosto.

Boleto FIES

A segunda via referente ao boleto de seu financiamento pode ser adquirida através da sessão do FIES dentro do site da Caixa. Para realizar a emissão será necessário informar seu CPF juntamente com a senha escolhida para o acesso.

Novo FIES

O novo Fies é uma mudança no Fies para o ano de 2024 em relação aos tipos de contratações de financiamento que serão permitidas, assim como descrito no tópico referente às novas regras do Fies.

No novo Fies, os juros não serão mais apenas de 6,5%, e sim de 0%, 3% ou 6,5% dependendo do contrato de cada estudante.

5/5 - (2 votes)

Leave a Reply