Encceja Ensino Médio 2024

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos oferece a certificação dos estudantes para Encceja Ensino Médio 2024 e também ensino fundamental. Sendo assim, você pode realizar a prova e escolher qual modalidade deseja finalizar. Confira mais abaixo sobre o Encceja Ensino Médio 2024.

Encceja Ensino Médio 2024

Encceja Ensino Médio 2024

Encceja 2024

Muitas pessoas têm a vontade de concluir o ensino fundamental ou médio, mas acham que é muito tarde para voltar a estudar. Seja pela falta de tempo, ou pelo horário de trabalho que é no mesmo horário da escola, muitos indivíduos acabam não cogitando a ideia de voltar a uma sala de aula.

Entretanto, para facilitar que essas pessoas possam concluir o ensino fundamental ou ensino médio sem precisar voltar a estudar, todo ano ocorre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (conhecido como Encceja 2024), um exame com prova gratuita que é usado para fornecer um certificado de conclusão para indivíduos que não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica, como o ensino médio.

Certificação Encceja Ensino Médio 2024

A prova do Encceja 2024 para certificação do ensino médio é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, também conhecido como INEP, o mesmo instituto que é responsável pela aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2024.

O conteúdo da prova Encceja para o ensino médio é baseado em questões das ciências da natureza, matemática, linguagens e códigos, ciências humanas, além da aplicação de uma redação. As questões elaboradas remetem às questões do ENEM, entretanto são consideradas mais fáceis.

Apostilas Encceja Ensino Médio

Para os alunos que desejam se preparar para as provas do Encceja é possível consultar as questões anteriores através de apostilas, disponibilizadas pelo próprio INEP de forma gratuita através do Portal do INEP. No Portal são disponibilizados livros especialmente elaborados para o Encceja ensino médio, assim como cadernos de questões e gabaritos, tudo para que o candidato possa se preparar da melhor forma possível.

Para acessar as apostilas, o candidato deve:

Tanto os livros quanto as provas são disponibilizados de forma totalmente gratuita e online, e o candidato pode imprimir para simular que está realizando uma prova do Encceja, passando para o gabarito e treinando o tempo necessário para cada questão.

Prova do Encceja Ensino Médio 2024

A prova do Encceja Ensino Médio é aplicada pelo INEP desde o ano de 2002. Ela aborda as áreas do conhecimento de forma similar ao ENEM, mas de forma diferente, pois é uma prova elaborada e direcionada para as pessoas que não conseguiram concluir o ensino médio na idade adequada, portanto essa prova avalia o conhecimento técnico-científico dos candidatos, dando valor também para como resolvem situações problema do cotidiano.

O candidato deve se atentar que só terão direito ao certificado de conclusão os candidatos que tirarem nota maior do que 100 em cada uma das provas e nota maior do que cinco na redação. Entretanto, aqueles candidatos que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento têm direito à declaração parcial de proficiência.

 

5/5 - (4 votes)

Leave a Reply