ENEM Digital 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2022) é a prova mais importante de todo o país. A mesma é direcionada apenas para os alunos que estão acabando o colégio. Até porque, a nota do teste é utilizada como corte para algumas boas universidades do Brasil. Entretanto, o antigo método de fazer o exame presencialmente, está prestes a acabar. Até porque, o ENEM Digital 2022 está se tornando uma realidade cada vez maior para o futuro.

Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações sobre os dois tipos de prova. Desde suas diferenças, a quando será adotado em definitivo o novo ENEM Digital 2022.

ENEM Digital 2022

ENEM Digital 2022

Veja também:

O que é o ENEM Digital

O ENEM Digital 2022 nada mais é que um novo modelo de aplicação da prova do Ministério da Educação (MEC). Por meio deste novo processo, o aluno poderá realizar o exame de maneira online, por um computador. Entretanto, ela não poderá ser feita de casa, até porque, haveriam casos de cola.

Por isso, o INEP, entidade do MEC que organiza toda a avaliação, seleciona as instituições adequadas para sediarem a categoria. Até determinado momento, este tipo de prova está disponível apenas em alguns locais do país. Mas, a expectativa é que a partir de 2026, todo o Brasil já utilize este modelo.

Como funciona o ENEM Digital 2022

Apesar de ser feito por meio de um computador, o ENEM Digital 2022 tem sua base exatamente idêntica à prova no papel. Ou seja, são diversas perguntas de múltipla escolha, e no segundo dia, ainda uma redação para ser efetuada.

A grande vantagem da redação eletrônica é que você poderá efetuá-la mais rápido, por causa da digitação, sem falar que ainda poderá corrigi-la, antes de entregar.

Você também ganha o gabarito com suas respostas, para comparar com as oficiais, quando forem lançadas no sistema do INEP.

Como optar por fazer o ENEM Digital

Caso você não queira fazer a prova física, existe um método no qual pode se inscrever para a digital. No caso, tudo que precisará fazer é selecionar a opção de ENEM Digital na hora que estiver fazendo seu cadastro para a prova.

Até porque, na atualidade, existe esta alternativa de escolher o tipo de prova, no portal do INEP. Para facilitar ainda mais sua vida, vamos falar um pouco mais, abaixo, sobre como fazer seu registro para o exame.

Confira mais opções de estudo:

Inscrição ENEM Digital 2022

Para fazer sua inscrição ao ENEM Digital 2022 e ao ENEM tradicional, o procedimento é basicamente o mesmo. Para tal, siga o procedimento abaixo que elaboramos para vocês:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial do portal INEP
  2. Posteriormente, efetue o cadastro na plataforma, utilizando todos os dados pessoais que lhe solicitarem
  3. Agora, basta encontrar a aba do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM Digital 2022) no menu, no site
  4. Feito isso, se estiver no período de inscrições, basta clicar para se inscrever.
  5. Depois de preencher seus dados, e escolher qual tipo de avaliação quer fazer, se é a digital ou a física, normal, basta enviar suas informações
  6. Não esqueça de anotar a data da prova e principalmente o local onde realizará a mesma

Leave a Reply