Local de Prova Encceja 2024: Consulta, Alterar Local de Prova

É muito importante que você saiba seu local de prova Encceja 2024, para que não tenha problemas no dia do exame. O Encceja 2024 é a possibilidade dos cidadãos brasileiros que não tiveram a oportunidade de terminar seus estudos, conquistarem um certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Desta maneira, os mesmos poderão conseguir empregos com maiores facilidades, além de conseguirem acessar o ensino superior. Continue a leitura deste artigo e saiba como consultar o local de prova Encceja 2024, e como alterá-lo se for necessário. Entenda!

Local de Prova Encceja 2024

Local de Prova Encceja 2024

Encceja 2024

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, popularmente conhecido pela siga Encceja, é uma avaliação formulada anualmente pelo MEC (Ministério da Educação do Brasil) e pelo Inep (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O objetivo deste programa é avaliar o conhecimento prático e teórico, em todas as áreas básicas do saber, de todos os adultos que não concluíram seus estudos no ensino fundamental I, ensino fundamental II ou ensino médio Encceja 2024, para que assim os mesmos possam acessar o certificado de conclusão das disciplinas referentes ao seu nível escolar.

São requisitos para participar da avaliação e obter o certificado:

  • Ter, no mínimo 18 anos de idade;
  • Realizar a inscrição corretamente, dentro do prazo;
  • Comparecer no dia e data marcados para fazer a avaliação;
  • Tirar uma nota superior a 5, na redação;
  • Atingir 100 pontos ou mais em cada disciplina.

Local de Prova Encceja 2024

A divulgação do local de prova é feita dias antes da aplicação da prova do Encceja. Neste ano, os locais de prova do Encceja de 2024 serão disponibilizados por meio do cartão de confirmação, na primeira semana de abril.

Após saber o local onde será realizada a sua prova, o estudante precisará ficar atento aos horários de início e final das provas. Nesta edição de 2024, a prova ocorrerá atipicamente no dia 25 de abril, pelo cancelamento da edição de 2020 do Encceja em razão da atual pandemia de Covid-19.

Prova Encceja 2024

A prova é aplicada em dois turnos: matutino e vespertino. São os horários que devem ser respeitados pelos candidatos que realizaram a inscrição Encceja 2024:

  • Período Matutino: Os portões ficarão abertos das 08:00h até às 08:45. A prova será aplicada pontualmente a partir das 09:00h e o candidato terá até às 13:00h para finalizá-la;
  • Período Vespertino: Abertura dos portões às 14:30h e fechamento às 15:15h. Neste período, os estudantes terão das 15:30h até às 20:30 para entregar a prova respondida.

Obs.: Como qualquer outra avaliação, não serão tolerados atrasos, e caso ocorram, o candidato será automaticamente reprovado. Aliás, o cartão de confirmação deve ser impresso, para que o candidato tenha todas as informações necessárias para o dia da avaliação, bem como a data, horário, endereço completo e recomendações válidas. Atente-se!

Consulta Local de Prova Encceja 2024

Observe o passo a passo, descrito logo abaixo, para aprender a consultar o local de prova do Encceja 2024. Compreenda:

  1. Acesse o site: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/;
  2. Utilize seu CPF e senha para fazer o login no portal;
  3. Navegue pela plataforma e clique em “Local de Prova”;
  4. Posteriormente, conheça o local, data e endereço de sua avaliação;
  5. Você também receberá uma e-mail, com todas essas informações.

Alterar Local de Prova Encceja

Não é possível alterar o local de prova após a lista ser divulgada, todavia enquanto o período de inscrição ainda estiver ativo, haverá a possibilidade de o candidato modificar a cidade onde deseja realizar sua prova. Entretanto, em momento algum é possível escolher a instituição onde pretende realizar a prova.

3.7/5 - (3 votes)

Leave a Reply